top of page

Pais que somos, filhos que queremos

Sim, sim... Eu sei! As crianças são o futuro do país, cuidar delas é essencial para que elas cheguem lá nesse futuro saudáveis, inteligentes, conhecedores de si, do meio em que vivem e do outro. Que sejam profissionais éticos, cidadãos ativos e, ainda e mais importante, sejam felizes.

Mas daí, eu faço um questionamento: Quem é responsável por preparar essas crianças? Pais, mães, avós , tios e tias ou um tutor, não é? E essas pessoas, como estão!? Se o exemplo ensina mais do que o blábláblá que ouvimos por aí (nos discursos hipócritas, claro), como essas crianças terão a referência que precisam?

Só pra ressaltar que quando falo pais (plural), falo de responsáveis pela educação de uma criança. E quando disser pai (singular)... É pai mesmo. Rs

Bom, Talvez por isso desejo tanto estar com mulheres que, assim como eu, equilibram tantas coisas e não podem delegar muitas dessas tarefas, pois somos responsáveis diretas por muitas delas. Até dá para colocar alguém para limpar a casa, mas ainda temos que ter a "batuta na mão" para reger as coisas. Deixar as coordenadas, o jeito como gostamos das coisas e ter paciência até que as coisas fluam de fato.

Pagar alguém para ensinar a tarefa do filho, também é possível. Mas todo o valor agregado que você poderia dar à ele e, ainda estreitar a comunicação e afinidade... só acontecerá se você estiver lá, presente. Estamos tão cansadas, mas dormir às 21h ainda é um sonho pouco distante. Geralmente, depois que eles dormem é quando lemos mais tranquilos, quando escrevemos/produzimos, escolhemos os filmes ou apenas optamos em não fazermos nada. Mas dormir, às vezes, não é possível porque a mente não quer parar. Geralmente, o desafio é tornar a madrugada produtiva.

Precisamos estudar para educar filhos?

Tenho dois filhos. Um casal, na verdade. O mais velho, nasceu em 2008, ano também da minha formatura, do início da minha carreira profissional. Nasceu na Terra do Sol e, desde cedo, vemos que este pequeno é puro movimento. A mais nova, nasceu em 2014, ano em que mudamos de cidade, pausei o trabalho e retomei (de forma exclusiva) a criação dos filhos. Foi nessa época, inclusive, que a cabeça começou a fervilhar.

Para você entender melhor, vou voltar no tempo... Em 2012, fui picada pelo bicho da educação. E tudo começou quando eu, além de escolher uma escola para meu filho, iniciei um trabalho na minha área dentro de uma escola. Daí, foi inevitável não se encantar por toda aquela atmosfera de aprendizagem e descobertas. Simplesmente fiquei encantada com a metodologia da escola e como ela acontecia, na prática.

Avançando no tempo, vou para 2014 agora. Onde a inquietação por educação me tomou por inteira. Quando olho para meus filho e imagino que eles são, de fato, o futuro que hoje é regado pela ações/escolhas no presente... pensei! Eu preciso melhorar hoje para garantir que isso aconteça.

Sempre questionei o formato que temos da escolarização e das metodologias simplistas que foram automatizadas para formarem alunos. Sempre achei que o conteúdo era muito valorizado e que as crianças poderiam aprender coisas para vida toda. Sabe aquele tipo de coisa que incorporamos e não decoramos. Que é refletida em várias áreas da vida. #VoltaaoAssuntoBia

Ah, tá. Ops! Bom, tudo isso era só pra contextualizar a Bia no momento em que esbarrei com o conteúdo de Reaprendizagem criativa de Murilo Gun, em 2016 (se não em engano). Fiquei "louca" porque não consegui pagar o curso e, então, consumia todo o material free que ele produzia. Debates online gratuitos, série de vídeos... E torcia para que o módulo do curso para educar crianças (cricricri - Criando Crianças Criativas) pudesse ser adquirido separadamente e, daí, eu pudesse fazer.

Daí, ainda tive que esperar Murilo ser pai para se compadecer dos pais/responsáveis e, assim, transformasse o módulo em curso (Valeu, Tina!!!!). Recomendo demais para quem quer conteúdo rico e desafiador. Afinal, os filhos que queremos deixar para o mundo serão reflexo de pais que somos hoje. E, se podemos ser melhores, por que não!?

A série de vídeos sobre o tema já saiu!

Para ver toda a série, clique aqui!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page